O ponto de partida para explorar a região é Puerto Vallarta, onde fica o aeroporto internacional. A acolhedora cidade ganhou fama na década de 1960, quando serviu de cenário para as filmagens de “A Noite do Iguana”. Na época, a imprensa mundial acompanhava o turbulento romance entre o ator Richard Burton e Elizabeth Taylor, que não fazia parte do elenco mas costumava visitar o amado nos sets.
A partir daí, o interesse dos viajantes surgiu e setor turístico começou a se desenvolver. O vilarejo se transformou em um lugar repleto de atrativos, que vão desde praias remotas ao ecoturismo, passando por atividades náuticas, compras, cena artística vibrante e um agradável centro histórico.
Os amantes da aventura também têm uma infinidade de atividades à disposição, incluindo mergulho, passeio de caiaque, rapel, tirolesa, excursões em veículos 4x4, além da observação de golfinhos (durante todo o ano) e baleias (entre dezembro e março).
Nos últimos anos, Vallarta também se tornou um importante destino gastronômico. De 13 a 23 de novembro, ocorrerá mais uma edição do ‘Festival Gourmet Internacional’ (www.festivalgourmet.com). O evento é realizado há 20 anos e reúne os melhores restaurantes da região.
Sossego e exclusividade em Riviera Nayarit
Situada a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta, Riviera Nayarit combina um cenário de belíssimas praias do Pacífico (são mais de 300 quilômetros de litoral) com luxo e boa infraestrutura turística.
O principal cartão de visitas é a península de Punta Mita, desenvolvida especialmente para o turismo. Por ali, ficam dois grandes complexos hoteleiros, além de spas, restaurantes, beach clubs e campos de golfe de nível internacional. Por ter acesso restrito, o que garante privacidade, o local vem atraindo celebridades nos últimos anos.
A atriz Eva Longoria, por exemplo, já se hospedou no luxuoso St. Regis. Em 2011, Lady Gaga alugou uma suíte e aprendeu a surfar em uma das praias da localidade. Mais que ostentação e exclusividade, o destino também reserva quilômetros de praias lindas e vazias, atividades de ecoturismo e vilarejos mais ‘roots’. É o caso de San Pancho, com sua praia tranquila, e o charmoso povoado de Sayulita, que lembra uma vila de surfe da década de 1960 e abriga cafés, lojinhas coloridas e restaurantes à beira-mar.
Em Nuevo Vallarta, a região turística mais próxima do aeroporto, há uma boa leva de hotéis, restaurantes e opções de passeios de ecoturismo. Passeios de barco, pesca em alto-mar, mergulhom, snorkel e observação de baleias e golfinhos são alguns dos tours oferecidos. Quando visitar a região, não deixe de fazer um passeio às Islas Marietas, uma reserva ambiental localizada a 15 minutos de barco desde Punta de Mita (a vila que abriga o complexo Punta Mita). O monumento natural é lar de milhares de aves, incluindo o belíssimo atobá-de-pé-azul, encontrado também em Galápagos, no Equador. Em uma das ilhotas, fica a famosa Playa Escondida, uma das faixas de areia mais impressionantes do mundo (na foto acima).
Quando ir: De novembro a maio, durante a ensolarada temporada seca. As temperaturas diurnas oscilam entre 27º e 30º, enquanto à noite o termômetro não passa dos 18º. Como chegar: De São Paulo, a Aeroméxico tem voos diários para o Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta, com conexão na Cidade do México. Do Rio de Janeiro, são quatro voos semanais: segundas, terças, quintas e sábados. Quem leva: A Submarino Viagens tem pacotes para Puerto Vallarta a partir de R$ 1.903 (passagem aérea + 5 noites de hospedagem no Hotel Tradicional Villa del Mar). Para Riviera Nayarit, o pacote custa a partir de R$ 3.877 (passagem aérea + 4 noites de hospedagem no Grand Velas Riviera Nayarit com sistema All Inclusive). Mais informações: 4003-9888. Veja na galeria a seguir algumas das atrações imperdíveis de Vallarta-Nayarit


Nenhum comentário:
Postar um comentário